Mycroft Holmes é o irmão de Sherlock Holmes. Ele é 7 anos mais velho e segundo o protagonista, Mycroft não somente é mais brilhante do que ele próprio, como também possui um senso de observação e de dedução muitas vezes superior ao seu.
Mycroft Holmes, por Sidney Paget (Strand Magazine) |
No entanto, Mycroft não é capaz de analisar o lado mais prático do problema.
"...ele não tem nem energia, nem ambição. Ele não se incomodará a ponto de sair da sua rotina para verificar suas próprias soluções, e preferirá se considerar errado a ter que provar que está certo. Diversas vezes submeti-lhe um problema e recebi uma explicação que, mais tarde, se comprovou correta. E, mesmo assim, ele se mostrou incapaz de analisar os pontos práticos do problema."
É uma figura mais corpulenta, mas o rosto tem certas similaridades com o rosto de Sherlock Holmes.
Não faz nenhum exercício físico e, quando não está a trabalhar, frequenta o "Diogenes Club", situado perto da sua residência.
Profissão de Mycroft Holmes
A facilidade com que memoriza e manipula números fez com que diversos departamentos governamentais utilizassem os seus serviços na qualidade de auditor.
Mas Mycroft Holmes faz muito mais do que isso ao serviço de sua majestade. Sherlock Holmes chega a dizer que seu irmão ERA o Governo Britânico.
Histórias onde aparece
Mycroft apareceu e/ou foi mencionado em pelo menos quatro histórias por Conan Doyle:
- "A aventura do intérprete grego" (The Adventure of the Greek Interpreter)
- "A aventura do problema final" (The Adventure of the Final Problem)
- "A aventura da casa vazia" (The Adventure of the Empty House)
- "A aventura dos planos de Bruce-Partington (The Adventure of the Bruce-Partington Plans).